Produção de Texto

Proposta de produção de texto oral: notícia televisiva e entrevista

No decorrer do segundo bimestre, as aulas de língua portuguesa, ministradas pela professora Viviane Durães, nos sextos A e B e nos oitavos anos A e B, propiciaram momentos de realização de atividades orais, visto que o trabalho com o gênero textual notícia visa desenvolver nos alunos a habilidade de expressar-se em público e o gênero entrevista se caracteriza por sua estrutura dialogal.

Os alunos dos sextos anos A e B produziram um jornal falado na sala de aula, para isso tiveram a tarefa de ler e assistir jornais locais e de circulação nacional, tanto impressos quanto em versão on-line, buscaram também informações em revistas, ouviram noticiários do rádio e assistiram aos da televisão para se manterem informados sobre assuntos de interesse, em várias áreas.

A atividade fez com que os alunos observassem o tipo de narração, o tom de voz e, no caso específico da televisão, a postura e o olhar para a câmera. Além disso, refletiram sobre a linguagem usada em jornais radiofônicos ou televisivos.

Já os alunos dos oitavos anos A e B produziram uma entrevista de personalidade (de ilustração ou de perfil), cujo objetivo é levantar dados sobre a vida da pessoa entrevistada, que foi um colega de turma. Esse trabalho ocorreu em duplas. Para que a entrevista corra bem é preciso prepará-la previamente, sendo assim, os alunos elaboraram as perguntas anteriormente e fizeram perguntas que lhe permitiam expor um ponto de vista focalizado. A entrevista ocorreu na classe, ao vivo. Foi um sucesso!