Produção de Texto

Poetizando em Haicai

Os alunos do sétimo ano, na disciplina de produção de texto, realizaram a atividade Poetizando em Haicai, o principal objetivo foi estudar a estrutura desse gênero textual, bem como sua origem.

Sob a orientação da professora Viviane Durães, foi organizada uma atividade de observação da natureza. Essa atividade de contemplação aconteceu na praça, onde os educandos puderam ter contato com a natureza.

Os alunos observaram tudo, prendendo-se aos detalhes que lhe chamavam a atenção. Terminado o período da observação, descreveram em três linhas algo especial que viram. O passo seguinte foi o de refinar as descrições feitas, retirando palavras supérfluas e mantendo o essencial. Desse modo, através da reescrita, essas linhas transformaram-se nos três versos do haicai. Veja o resultado do trabalho: