Santa Edwiges

História de Santa Edwiges

Santa Edwiges nasceu em 1174, na Alemanha. Ainda bem jovem casou-se com Henrique I, príncipe da Silésia (Polônia) com quem teve seis filhos. Durante sua vida, distinguiu-se por um profundo espírito de oração, penitência e caridade, tornando-se modelo dos três estados feminino: esposa, celibatária e viúva. Exerceu influência nas decisões políticas tomadas pelo marido, interferindo na elaboração de leis mais justas para povo.

Quando o seu esposo faleceu, Santa Edwiges entrou para o mosteiro de Trebnitz, Polônia, onde aconteceu a sua santificação.

Nas imagens de Santa Edwiges, ela aparece segurando uma igreja entre as mãos. Isto se deve ao fato de, junto com o marido, terem construído diversas Igrejas e Mosteiros, em outras representações, ela aparece segurando a imagem de Nossa Senhora de quem era muito devota, e a coroa de duquesa sobre a Bíblia.

Santa Edwiges faleceu no dia 15 de outubro de 1243, mas sua festa passou para o dia 16, porque no dia 15 a Igreja Católica comemora as festividades de Santa Tereza D´Àvila.

Santa Edwiges não faltava à missa aos domingos, e é isto que ela pede aos seus devotos: mais amor a Jesus na Eucaristia e auxílio aos necessitados.

Oração a Santa Edwiges

Santa Edwiges, vós que fostes na terra amparo dos pobres e socorro dos endividados, agora no céu gozais o eterno prêmio pela caridade que praticastes. Por isso, confiante vos peço: sede a minha advogada, para que eu obtenha de Deus as graças que agora vos peço (fazer os pedidos).

Santa Edwiges intercedei a Deus por todos nós e que, a vosso exemplo, sejamos fortes nas tribulações e não nos deixemos abater pelo desânimo. Amém!

Santa Edwiges
Rogai por nós!